05/09/08

A especialização da e na arquitectura

O problema na educação, na arquitectura ou outra qualquer profissão está na tentativa de especializar, sendo que essa tentativa não passa de uma farsa, pois a tradução prática tem sido, reduzir os conhecimentos, ampliar as valências dos reduzidos postos de trabalho oferecidos.
Com isto temos quase tudo!!
Temos quase engenheiros, quase carpinteiros, quase mecânicos, quase arquitectos.
Na prática traduz-se em quase arquitectura ou quase engenharia, ou, quase carpintaria!
O campo da arquitectura, passou de uma simples especialização nos últimos anos do velho curso de belas artes, para uma especialização em apenas arquitectura sem artes, onde os temas ou objecto de trabalho são cada vez mais específicos.
O urbanismo, a cidade. A obra, a revista, uma casa. O design, agora só deles e mesmo estes, depende se de equipamento ou apenas gráficos, a paragem de autocarro ou o painel de apresentação de uma exposição.
Eu fico-me pelas minhas convicções, arquitectura com design e arte, com o saber do engenheiro ou com a perícia do formão das mãos de um marceneiro.
Assim, arquitectura, no meu campo de trabalho, continua e sempre continuará a desenhar cidades, partes de cidade, ou meros objectos que polvilham a cidade. Sempre com os saberes daqueles que me acompanham, sejam estes designes ou engenheiros ou marceneiros.
Uma loja,WP, Lisboa, Campo Pequeno, Um expositor, uma iluminação, uma tendência, uma casa de banho com tubos de agua e outros de luz. Uma cor, num fundo branco, ou um branco para salientar a minha cor.
Isto também é arquitectura!
Próximo capítulo: um contentor!- ver Lav Pizarro- Guimarães, showroom.

Sem comentários:

Hospital de barcelos

Hospital de barcelos